Todo profissional liberal, empresas, pessoas que tem qualquer tipo de produto ou serviço, querem e precisam de clientes para que seu negócio desponte.
O que percebo e, o que muita gente se esquece, é que desde os primórdios, o relacionamento entre quem compra e vende alguma coisa, é progressivo e hoje, na era digital, as pessoas querem mais do que nunca, relacionamento. Então eu pergunto:
Você sabe quem é o seu cliente?
Você faz um planejamento de suas vendas estruturada, com foco no perfil do seu público-alvo?
Quando uma empresa desenvolve um bom trabalho com foco na dor de seu cliente, terá mais possibilidades de sucesso do que empresas que só pensam no lucro financeiro.
Sabemos que a concorrência é um dos maiores desafios para empresas e empreendedores. Ter conhecimento de seus concorrentes e saber quais benefícios eles oferecem para o cliente é essencial para que seu negócio possa superar as expectativas do mercado, assim, se você entregar mais ao seu cliente terá mais chances de fidelização.
Dessa maneira, existem vários aspectos a serem trabalhados com o foco no cliente:
- Suporte para a comunicação com o seu produto;
- Soluções para possíveis problemas com o produto;
- Avaliação de satisfação ao adquirir o produto;
- Relacionamento contínuo com o cliente e pesquisas de opinião para identificar o que ainda pode ser melhorado em seu produto ou empresa.
Atualmente o mundo digital proporciona mais opções de serviços semelhantes, ou seja, novas opções de compra, também gerou clientes cada vez mais críticos aos serviços oferecidos e sua opinião se espalha rapidamente nas redes sociais.
Dessa maneira, as empresas que trabalham pensando acima de tudo no lucro e deixam essas questões da importância do cliente para trás, percorrem um caminho contrário de um planejamento sólido e eficaz para seu produto.
Vale lembrar que é muito mais vantajoso para uma empresa possuir clientes satisfeitos que lhe trará mais consumidores através de sua indicação do que adquirir um novo cliente.