A Importância de um Bom Planejamento Financeiro  Antes de Iniciar Seu Negócio.

A Importância de um Bom Planejamento Financeiro Antes de Iniciar Seu Negócio.

Por: Jade Medeiros

A vontade de gerenciar o próprio negócio está se tornando uma característica comum entre as pessoas.

Identificar um problema e criar uma oportunidade para empreender não é o passo mais difícil. O sucesso e a sobrevivência da organização são os principais problemas encontrados pelos gestores.

Segundo dados do Sebrae, uma grande parte das organizações fecham por falta de dinheiro e por não conseguirem honrar suas dívidas, antes mesmo do seu quinto ano de vida.

Um bom Planejamento Financeiro aperfeiçoa a administração do capital nas empresas, ajudando o gestor acompanhar e provisionar as entradas e saídas de recursos financeiros a curto, médio e longo prazo, identificando possível escassez e/ou possível excesso de recursos financeiros que poderiam ser direcionados e aplicados no mercado financeiro, rendendo lucratividade para a companhia e evitando a mortalidade da organização antes do seu quinto ano de vida.

A contabilidade é uma das ferramentas primordiais para um melhor gerenciamento de qualquer empresa. Através da contabilidade é possível ter uma visão mais detalhada do negócio por meio dos relatórios por ela gerados.

Descrevemos abaixo alguns dos principais relatórios contábeis e suas funções:

Temos então o Balanço Patrimonial que indica a saúde financeira de empresa em um determinado período,

O DRE que é o relatório mais importante, pois a partir deste, é possível analisar a agregação de valor de um produto ou departamento, evidenciando o lucro ou prejuízo,

O DMPL e DLPA que mostram as alterações do patrimônio e das contas de lucros e prejuízos da empresa,

O DFC que indica a disponibilidade de recursos financeiros da organização, e por fim o DVA que evidencia a riqueza que foi gerada pela companhia em um período de tempo.

Essas demonstrações, sem dúvidas ajudarão os sócios a tomarem melhor consentimento da saúde financeira da empresa, podendo assim estudar a melhor tomada de decisão para o momento.

Tem alguma dúvida sobre um bom planejamento financeiro para seu negócio? Fale conosco. Teremos o imenso prazer em te ajudar!

Deixe uma resposta

Fechar Menu